Compartilhe
 
 

O Oppina

fevereiro de 2016 - Escrito por Oppina

Uma pergunta. Um jornal de grande circulação convida dois especialistas no assunto. Cada um escreve seu artigo. Para cada uma das duas respostas, excelentes argumentos, tanto para o “sim”, quanto para o “não”.

Notamos que, em plena dita era da informação, o mundo continua a se explicar – e a se consumir – no antagonismo de duas posições, de duas propostas, de duas visões. Do jornal à nossa reação de cada dia nas redes sociais, estamos em confronto com o outro.

Mas porque apenas “uma outra” opinião? A cada assunto, basta uma pesquisa simplificada e atenta para notarmos que as coisas, todas elas, são mais complexas que o concordar versus não concordar.

O Oppina busca mostrar a complexidade que o nosso tempo imprime às nossas questões. E propõe um exercício: escutar e aprender com o diverso. Compreender sua existência leva-nos ao entendimento pacífico de que nossa “verdade” é incompleta.
Gesto e Galeria

O Oppina é uma criação da Gesto. Ao realizar a curadoria de diversos eventos para instituições, ONGs e empresas, Márcia Ohlson e Rogério Zé, seus sócios, depararam-se várias vezes com situações de aceitação e aprendizagem de valores e ideias que, em princípio, eram diversas – ou até mesmo opostas – ao ambiente e às práticas dos seus patrocinadores. Esses fatos, repetidos, inspiraram os sócios a desenvolverem o projeto.

A Galeria Filmes é a produtora parceira do Oppina. Especializada em conteúdo de marca e projetos culturais, possui em seu currículo mais de mil filmes finalizados nos mais diferentes formatos. Vânia Ferreira e Bruno Vergueiro, seus sócios, participaram ativamente do desenvolvimento do projeto desde seu início, e sua equipe produz todos os vídeos do Oppina.